A respeito do Grupo de Pesquisa ILCAE:

Sobre o Grupo de Pesquisa ILCAE

Líder: Profa. Dra. Angela Cavenaghi Lessa e Vice- Líder: Profa. Dra. Sueli Salles Fidalgo

Certificado pela PUC, este grupo tem por objetivo (1) promover espaços de discussão; (2) produzir e divulgar conhecimento na área de Linguística Aplicada, tendo como cenários as atividades desenvolvidas em contextos educacionais e, como foco, a inclusão de todos os participantes pela perspectiva da linguagem. Considerando-se que a linguagem é uma prática social, espera-se que os trabalhos do grupo impliquem em uma compreensão dos papéis assumidos pelos participantes, assim como a compreensão de suas possibilidades de ação discursiva para a transformação do status quo. Desse modo, tornando-se conscientes de sua ação no mundo e dos recursos linguísticos que possuem - ou que lhes faltam - os participantes tornam-se também agentes de sua própria inclusão.


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Grupo de Pesquisa ILCAE participa da Semana Acadêmica da PUC-SP com o simpósio "Formação de Professores de Línguas: uma Perspectiva Inclusiva"

     O Grupo de Pesquisa ILCAE participa da Semana Acadêmica organizado pela PUC-SP que aconteceu de 07 a 11 de novembro e teve como tema "Desafios contemporâneos na prática científica".
    O simpósio foi coordenado pelas Profas. Dras. Angela Cavenaghi Lessa e Otília Ninin (à esquerda) e tem como debatedora, a Profa. Dra. Sueli Fidalgo (1ª à esquerda) e contou com a presença do professor Harry Daniels.

     O simpósio "Formação de Professores de Línguas: uma Perspectiva Inclusiva" constitui-se como lócus de produção de sentidos-e-significados do Grupo ILCAE e tem por objetivo discutir questões teóricas e metodológicas pertinentes à Formação de Professores de Línguas (Materna, Estrangeira e LIBRAS) na perspectiva de inclusão de todos os envolvidos em atividades escolares. 
   O referencial teórico que articula as pesquisas é o da Teoria Sócio-Histórica e Cultural vigotskiano que tem como central o processo de desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo na e pela  sociedade. Ainda é central a concepção de que a linguagem é  instrumento si ne qua non de inclusão nas práticas sociais letradas. Foram discutidas pesquisas de IC, TCC, Monografias,  Mestrado, Doutorado.

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